Softdrops sobre testes unitários

O primeiro SoftDrops de maio foi realizado na última quarta-feira, dia 2. Raphael Rodrigues trouxe sua experiência como Analista de Teste para discutir o tema teste unitário, com o objetivo de padronizar e difundir a prática entre os colegas.

O teste unitário é utilizado para conferir a exatidão de um código de software em sua menor fração, ou seja, ele verifica a menor parte testável de uma aplicação. Raphael explica que “com o teste unitário, o próprio desenvolvedor cria um teste, valida a solução proposta, verifica se ela está correta e se não interfere negativamente no código principal. Assim, o retrabalho é minimizado e agilizamos o feedback, pois se existem correções necessárias, elas já são efetuadas nesse momento”, salienta.

Para auxiliar no desenvolvimento do tema, o Analista propôs ao grupo duas dinâmicas. Na primeira, cada time de cinco colaboradores deveria conduzir uma tartaruga por um caminho, utilizando o menor número de setas disponíveis. O objetivo era mostrar aos colegas que, quando todas as propostas são colocadas em um mesmo caminho, elas interferem umas nas outras. Assim, o teste unitário deve ser usado para que a integração de vários códigos não prejudique o principal e, consequentemente, não danifique o trabalho de outros colegas.

Já na segunda atividade, os times tiveram que programar um código a fim de solucionar um problema, propondo também o seu teste. Nesse momento, o intuito foi de fortalecer o diálogo entre os colaboradores, que discutiram suas ideias e solucionaram suas dúvidas. “Esse exercício é uma simulação do nosso cotidiano, cada um com a sua linguagem e as suas técnicas. É importante que possamos dialogar com nossos pares para expandir nosso conhecimento”, afirma Raphael.

A prática do teste unitário está em constante evolução dentro da SoftDesign e, por meio dela, buscamos alcançar cada vez mais agilidade e excelência em nossos projetos.

Tecnologia do Google TradutorTradutor